sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Resenha: O amor é possível.


De Eliane Accioly
Filme: O Filho do Outro.
Direção: Lorraine Levy
Elenco: Emmanuelle Devos, Pascal Elbé, Jiles Sitruk, entre outros.


A história se passa em Isrrael  e Palestina, povos e etinias diferentes ocupando o mesmo território geográfico, cheio de fronteiras e ódios entre povos irmãos: “Jacob e Ismael não são filhos de Abrahão? “ Em determinado momento, se recorda um dos personagens.
Dois bebês, o filho de palestinos, outro de israelenses foram trocados, numa maternidade, nas confusões do pós-parto, durante uma noite de bombardeio.  Os meninos crescem, cada qual,  em famílias amorosas, e aos 18 anos, o drama surge, após os resultados inegáveis de um exame de sangue: os pais israelenses tinham o fator RH A positivo, enquanto o suposto filho, RH A negativo. A mãe, israelense é médica, e aciona o problema que todos, a princípio, a não ser ela, gostariam de negar. A mulher israelense é médica. A mãe palestina apoia, apesar de devastada, pelo amor ao filho que criou, e o temor de perdê-lo. 

O filme é uma surpresa, pois na verdade, no lugar de afastamento, o drama gera aproximações, nada fáceis, mas verdadeiras, e que poderão se desdobrar em verdadeira fraternidade. O que acontece é que os desejos surgem: pessoas da família palestina, por exemplo, querem conhecer Telavive e o mar. Alguns já o conheciam. Mas principalmente, o desejo de se aproximar e se conhecer uns aos outros, e aplainar as arestas vivas, entre eles e suas diferenças: israelenses e palestinos. Entre Israel e Palestina nada muda, mas aquelas pessoas jamais voltariam a ser as de antes da revelação.

6 comentários:

  1. Bellisimo e interesante tu blog...Mucha calidad literaria...Aplaudo tu trabajo.
    Abrazos y besos
    Raquel Luisa Teppich

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog

    http://trendybutterfly.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Me pareceu interessante o filme, me chamou atenção, tentarei achá-lo para ver, minha esposa também ficou curiosa ...

    Boa noite amiga!
    Seja bem vinda ao Trocyn Bão

    Abraços
    Thiago

    ResponderExcluir
  4. grazie per il follow, ricambio volentieri. Ciao da Roma!! Silvia

    ResponderExcluir